Shahida Calú e a mudança do Marketing do Grande Consumo para a Consultoria

Depois de quase uma década à frente de departamentos de Marketing na área do grande consumo, eis que surge a mudança. Shahida Calú, com

Depois de quase uma década à frente de departamentos de Marketing na área do grande consumo, eis que surge a mudança. Shahida Calú, com mais de 15 anos de trabalho a coordenar parcerias e estratégias de Marketing e Comunicação em Portugal e em Moçambique, deixa o seu cargo no Marketing de supermercados Lokal depois de ter sido uma peça chave na implementação da cadeia em Moçambique para abraçar um novo desafio. O motivo? A adrenalina de abraçar um novo projecto.

O Marcas por Escrever foi tentar perceber de que forma é que a profissional está a mover-se no mundo do freelancing.

Estiveste muitos anos no sector alimentar. Como é que vai ser mudar de ambiente depois de tantos anos?

Trabalhar em sectores distintos é sempre um grande desafio para um profissional da área do Marketing. Aplicar todo o nosso know-how a um novo tipo de negócio, que tem as suas características próprias, é uma forma de nos reinventarmos, de voltarmos a questionar tudo o que sabemos e obrigarmo-nos a reaprender. A adrenalina de abraçar um novo projecto é muito boa!

Que aprendizagens é que levas para este novo desafio?

Destacaria a adaptação à fluidez de cada mercado, o trabalho no terreno e a empatia.

Trabalhar no mercado de grande consumo foi e será sempre um gosto enorme, pela rapidez com que as coisas acontecem. Esse dinamismo caracteriza-me. Por isso, encaro bem a mudança, quer seja de projectos, objectivos ou de equipas.

Shahida Calú, Consultora de Marketing na Chachal Consulting

Além disso, independentemente dos cargos atribuídos, algo que sempre tive e tenho vindo a reforçar em todo o meu percurso profissional é a capacidade de “colocar as mãos na massa”, ou seja, ir ao terreno, trabalhar ao lado das pessoas, conversar com os envolvidos, ajudar a fazer, montar, criar… ajudou a moldar a minha sensibilidade enquanto profissional. Por fim a empatia, pois sendo o Marketing uma área tão transversal dentro de uma empresa, é importante que sejamos empáticos com as necessidades de cada departamento. Essa sensibilidade abre portas para o trabalho em equipa e para que os objectivos de negócio sejam alcançados mais facilmente.

O próprio modelo de trabalho é diferente. Passas de um espaço mais corporativo para o freelancing. Como é que está a ser?

Está a ser uma transição interessante. Por um lado tenho maior flexibilidade para gerir todos os aspectos da minha vida e por outro, é interessante perceber o reconhecimento e confiança que as pessoas depositam em nós, individualmente.

Acho também que faz parte da tendência actual do mercado, embora em Moçambique ainda não se sinta tanto… mas julgo que a possibilidade de um trabalho híbrido, a inexistência de exclusividade e a flexibilidade horária são cada vez mais factores determinantes para a criatividade e para o sucesso de quem trabalha nesta área. É sempre um risco, mas é um risco calculado e que me permite evoluir.

Shahida Calú, Consultora de Marketing na Chachal Consulting

E, por fim, quais é que têm sido os principais desafios?

Desmistificar o conceito da consultoria em Marketing e mostrar o complemento interessante que um trabalho externo pode ser, mesmo para empresas com equipas de marketing formadas e bastante válidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close