Quando as crises não têm juízo, a comunicação é que paga

As crises, como grande parte das coisas da vida, são cíclicas. Enquanto por um lado há uma espécie de sentimento fulminante que faz com
opinião

As crises, como grande parte das coisas da vida, são cíclicas. Enquanto por um lado há uma espécie de sentimento fulminante que faz com que os consumidores abracem as causas das marcas, há, por outro lado, um fenómeno, igualmente fulminante, que faz com que algumas polémicas sejam esquecidas. 

Isto para afirmar que, a comunicação é um processo que sofre as alterações normais de qualquer ecossistema e está por isso susceptível a um maior ou menor investimento. A verdade é que há marcas que vêem na comunicação uma forma de responder a ciclos menos bons, apostando em campanhas diferenciadas, chegando inclusive a ‘abrir’ o jogo sobre as situações menos boas. 

Tomemos o exemplo do McDonald’s. Em tempos, no Canadá, estavam com problemas de notoriedade e apostaram numa campanha em que mostravam as diferenças entre a comida na vida real e as imagens de campanha. Aqui.

À partida, a não comunicação corre sempre pior do que a comunicação aberta e honesta por parte das marcas. No entanto, há a tendência para que este seja o primeiro departamento a morrer dentro das empresas. Esquece-se a comunicação interna, esquece-se a relação com os clientes e esquecem-se os laços criados com os parceiros, tanto de media como de negócio. 

Muitas vezes, o que acontece é que a falta de métricas cria a ilusão de que o investimento em comunicação cai em saco roto:

‘Não se sabe quem leu.

Não se quantifica quem assistiu.

Não se responde a tudo.’

Errado. Parte às empresas ajustar a comunicação ao momento que se está a viver, já que daqui a cinco anos aquela marca pode sentir falta do público que não foi exposto à comunicação feita por si. 

Não seria a primeira vez e não será com certeza a última. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close