Podcast: Vale a pena investir nesta estratégia?

Há bem poucos anos os podcasts não eram assim tão populares como actualmente são. Com o mundo digital as coisas mudam quase todos os

Há bem poucos anos os podcasts não eram assim tão populares como actualmente são. Com o mundo digital as coisas mudam quase todos os dias e hoje em dia marcas, celebridades e influencers preparam e partilham conteúdos em forma de podcast sobre vários assuntos devido à praticidade  e versatilidade deste formato.

No universo de marketing é comum ouvir a frase  “ Conteúdo é rei”, uma das principais razões desta frase é a possibilidade de através do conteúdo poder se produzir matérias que geram engajamento, com a função de informar, motivar e até entreter.

O conteúdo tem a capacidade de conectar pessoas, oferecendo algo valioso e deixando-as cada vez mais próximas da marca. Por seu turno, os Podcasts são uma excelente ferramenta de produção de conteúdo para além da capacidade de  informar sobre vários assuntos, têm ainda um  toque de entretenimento.

Os ouvintes de podcasts de uma determinada marca, sabem onde procurar assuntos relacionados a marca e onde comprar o seu produto. No entanto, publicá-los de forma regular proporciona a possibilidade de manter as pessoas ligadas à marca e muito provavelmente  irão sugerí-la aos seus amigos e assim contribuir para a promoção da mesma.

A utilização de podcasts para a sua marca ajuda o ouvinte a desenvolver uma ligação pessoal com a marca. Se ouvir uma voz amigável regularmente dentro do podcast, é mais provável que veja a marca como digna de confiança e fiável, os ouvintes de um podcast, têm uma lembrança constante da  marca. 

Antes de mais é fundamental elaborar um planeamento. De seguida definir o público, o formato e trazer um diferencial da concorrência.

A escolha de convidados deve ser feita à dedo, tenha sempre preferência por  convidados que dominem o assunto a ser falado e que tenham afinidade com o público e com os valores da marca. Isto possibilita o aumento da audiência que para além do público da marca pode incluir  os seguidores do convidado.

É ainda importante comunicar nas redes sociais: o CountDown, os bastidores das gravações e ainda incentivar os convidados a partilharem nas suas páginas para gerar uma audiência e expectativa por parte do público e promover ainda mais a marca.

Com todos os pontos mencionados sobre os podcast já deu para perceber o quão vale a pena apostar nesta estratégia. Lembre-se, clientes são mais propensos a comprar de uma marca com a qual sentem que têm uma ligação pessoal que consideram ser de confiança e adaptada ao seu carácter individual, nada melhor que fazer uso de podcasts para criar esse vínculo pessoal entre a marca e o ouvinte/cliente.

Enquanto não escolhe o seu podcast favorito, acompanhe o podcast do Marcas por Escrever:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close