O que é que nós queremos? Uma comunidade fiel

Num período em que várias vozes se fazem ouvir sobre a qualidade da comunidade digital, e em que adjectivos como efémero, descartável ou acelerado
opinião

Num período em que várias vozes se fazem ouvir sobre a qualidade da comunidade digital, e em que adjectivos como efémero, descartável ou acelerado fazem parte do nosso discurso com uma enorme frequência, promove-se a necessidade de existirem comunidades fieis e leais às marcas.

Não existem plataformas virgens e todas elas necessitam de ser rentáveis – afinal, quem é que não gosta de dinheiro? – e por muito divertidas que sejam as dinâmicas nas redes sociais, o grande objectivo é tornar a coisa apetecível, em termos comerciais. Aí, entra a vilã da publicidade que impulsiona o crescimento das marcas de forma, se quisermos, rápida e acelerada. Ela não é vilã, nós é que a categorizamos e fazemos com que esse crescimento não pare, mesmo que aquilo que o sustenta seja vazio e pouco duradouro.

Assim, em fez de uma comunidade que vai interagindo e conversando com as marcas entre instastories, entre passatempos ou entre dicas de embaixadores, temos uma comunidade que é gigantesca mas que se está nas tintas para aquilo que dizemos.

Quem é que não gosta de um bolo consistente e saciante? Com a comunidade, o exercício é o mesmo.

A quantidade é importante, sim. The size always matters. Mas, como em tudo, é o desempenho e a interacção que interessa. Por muito grande que seja a comunidade de uma marca no Facebook, Twitter ou Instagram, se não existir uma relação, não adianta de nada, e cabe a cada marca criar essa relação e tornar essa comunidade fiel e leal.

Exactamente porque existe um grande número de escolhas, cada utilizador tende a escolher muito bem aquelas marcas com quem interage, embora possa parecer, à partida, que se relaciona com várias.

Vamos cuidar da vossa comunidade – ou do nosso bolo – alimentando-a com conteúdo relevante e com conversações de qualidade. Porque, se à primeira dentada, o bolo não for gostoso, há mais na prateleira da padaria.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close