O lado mau das férias

Não existe. A pausa para férias implica que o botão do trabalho seja definitivamente desligado. De nada vale se fizer um countdown exaustivo, se partilhar inúmeros
opiniao

Não existe. A pausa para férias implica que o botão do trabalho seja definitivamente desligado. De nada vale se fizer um countdown exaustivo, se partilhar inúmeros mantras sobre a importância de se encontrar em paz e, posteriormente, não conseguir pensar quantos e-mails terá para ler assim que se sentar à secretária na segunda-feira, depois de 15 dias de descanso.

Como em qualquer coisa que façamos, o descanso é muito importante. Por mais que goste de rotinas de trabalho e de tarefas organizadas, a verdade é que sair desse ritmo durante um período de tempo fará com que a sua produtividade aumente e a noção de utilidade cresça.

No entanto, no momento pré-férias é importante que a comunicação interna e externa seja tomada em conta. Para os colegas, os follow-up necessários, os contactos de clientes e o focal point em cada um deles. Já externamente, as pessoas que responderão no seu lugar, o tipo de contacto que conseguirá fazer – se nenhum, se irá consultar o e-mail, se está totalmente incontactável – e um e-mail personalizado para cada cliente a explicar o ponto de situação até ao seu regresso.

Muitas vezes, a preparação destas comunicações vão dar-lhe um trabalho acrescido antes de partir de férias. Todavia, esse resumo será extremamente importante para os seus pares e crucial para os clientes, já que vão poder gerir melhor as suas próprias expectativas na sua ausência.

Espera-se que o regresso ao trabalho seja feito de cabeça limpa, barriga cheia e horas de sono repostas. Para que o primeiro dia não seja caótico com as dezenas de e-mails que tem para ler, acorde mais cedo no dia de regresso e reserve cerca de uma hora para conseguir que a sua caixa de entrada se habitue ao funcionamento. Para os mais ansiosos, há sempre a tarde de domingo para ler os e-mails e pôr-se a par de tudo.

Escrevo isto no avião para casa depois de mais de 20 horas em trânsito. Não estou a pensar na quantidade de e-mails que vou ter que ler na próxima segunda-feira, estou antes a pensar como é que vou aproveitar estas últimas horas de sol.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close