MPDC leva “Invisíveis” à passarela do Mozambique Fashion Week

No dia 9 de Dezembro, pelas 20 horas, a MPDC apresentou o desfile “Os Invisíveis” no Mozambique Fashion Week. A colecção de moda de
MFW

No dia 9 de Dezembro, pelas 20 horas, a MPDC apresentou o desfile “Os Invisíveis” no Mozambique Fashion Week. A colecção de moda de streetwear Os Invisíveis, é um conceito da MPDC, com roupas desenhadas por Vanda Pereira, designer de moda de formação, presente nas primeiras edições do MFW e que é uma profissional de comunicação dedicada no Porto de Maputo. A colecção está dividida em 4 linhas (“Os escondidos”, Os camuflados”, “Os techno” e “Os adaptados”), cada uma expressando um aspecto diferente das ruas.

Os modelos que apresentaram a colecção foram, na sua grande maioria, beneficiários do Kaya, um espaço de inclusão social recentemente inaugurado na Baixa da cidade e que resulta da parceria entre a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), a Plataforma Makobo e o Conselho Municipal de Maputo. Mais do que um refeitório social que distribui 100 refeições gratuitas por dia, de segunda a sábado, o Kaya propõe-se ser uma oportunidade, uma esperança de um futuro melhor para quem vive na rua e sobrevive da rua. Conta também com um balneário, casas-de-banho públicas e um cabeleireiro social e iniciará, nos próximos tempos, diversas actividades vocacionais através das quais estes beneficiários poderão ter uma chance de inclusão social.

A ideia para esta coleção foi inspirada nas pessoas que vivem à margem da sociedade – os “Invisíveis”. Tal como a colecção, o projecto Kaya visa dar visibilidade aos seus beneficiários e tem como objectivo, além da solidariedade, capacitar este grupo por forma a devolver-lhe a dignidade, e dar-lhes as ferramentas necessárias para a sua reinserção social. A venda das roupas apresentadas no desfile irá reverter a favor do Kaya sendo que o próximo passo, é o estabelecimento de uma marca própria, produzida pelos próprios “Invisíveis”, de modo a que esta se torne uma fonte sustentável de renda para projectos de apoio a famílias que se encontrem em situação de exclusão.

Adicionalmente, na edição do MFW deste ano, a MPDC promoveu também um “guarda-roupa” solidário para os beneficiários do Kaya. Os participantes na semana da moda foram convidados a doar uma peça de roupa masculina (crianças a partir dos 10 anos e adultos) que servirá para dar dignidade aos que passam pelo Kaya todos os dias.

Acompanha todos os artigos sobre o Mozambique Fashion Week

3 Lições de Marketing do Mozambique Fashion Week

Absa Bank e MFW vão até a outra dimensão na edição deste ano

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close