Maputo Street Art pretende dar uma nova cara às ruas em Moçambique

Maputo Street é o novo conceito de arte de rua, criado num dos  bairros periféricos da capital Moçambicana. O objectivo deste conceito passa por
maputo street art

Maputo Street é o novo conceito de arte de rua, criado num dos  bairros periféricos da capital Moçambicana. O objectivo deste conceito passa por promover a arte, através da colocação de mensagens estampadas nas rua do bairro Unidade 7, e não só, com o sonho de colocar Maputo no mapa da Street Art.

Munido pelo gosto na arte de rua, e motivado pelo objectivo de descentralizar a atenção e as grandes manifestações de arte que, ainda se encontram demasiado direccionadas para os espaços urbanos, Ivan Muhambe desafiou-se a reconfigurar a paisagem da periferia, potenciando dessa forma uma maior retenção de artistas locais, ao invés destes “fugirem” para a urbe.

Os murais feitos, para além de trazerem beleza e admiração aos olhos de quem os vê, retratam e sensibilizam a população em temas variados, sendo essa característica mais notória nos últimos 2 anos, no contexto da pandemia da Covid-19. Até então, o movimento já contemplou 8 bairros distintos, sendo esses os casos do Bairro da Unidade 7, Polana Caniço, Maxaquene, Aeroporto, Magoanine e Baixa da cidade de Maputo.

Com muitas metas ainda por concretizar, o Maputo Street Art almeja num futuro próximo promover um festival de Artes de Rua, com música e muita celebração, com o intuito de encorajar outros artistas a se dedicarem com mais afinco ao sector das artes e, também, de forma a incentivar a criação de instituições que possam lecionar sobre os mais variados estilos de arte.

De acordo com Ivan Muhambe, fundador do movimento Maputo Street Art, “não existe nenhum público definido para este movimento, todavia o que se pretende é permitir que esta exposição de arte de rua cada vez mais se encontre disponível para todos os amantes das artes. Nesse sentido, existem programas de visitas guiadas que estamos a preparar, onde as pessoas poderão pagar um valor simbólico para visitar estes murais, sendo que o valor arrecadado servirá para sustentar a Organização”.

A organização que tem vindo a promover a arte de rua está a preparar um livro que fala sobre a Arte Urbana em Maputo e, mais tarde, todo este processo poderá vir a ser repilcado nas demais províncias do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close