Gerir pessoas é uma dor de cabeça

Será sempre pela complexidade de cada personalidade, pelos diferentes core businesses, pelas geografias e pelas lideranças. No entanto, e embora não haja nenhuma fórmula
opinião

Será sempre pela complexidade de cada personalidade, pelos diferentes core businesses, pelas geografias e pelas lideranças.

No entanto, e embora não haja nenhuma fórmula secreta, há dinâmicas que evitam que esta gestão se torne numa enxaqueca. Podia começar por falar de algo que acabo de inventar e apelidar de ‘maturidade laboral’. Um estado sem data de nascimento mas que contempla vários estados: desde a puberdade até à terceira idade.

Esta espécie de ‘maturidade laboral’ concretiza-se naqueles momentos em que: não gostamos do argumento do colega sobre o último episódio de Narcos mas mesmo assim chegamos a horas às reuniões; quando temos uma discussão no último ponto de situação com outro colega e mesmo assim apresentamos a nossa parte a tempo e horas; em que mesmo que o Director Geral da empresa não cumprimente o porteiro, não quer dizer que também o façamos.

Gerir esta ‘maturidade laboral’ é um problema porque nem sempre o profissionalismo e o bom senso andam de mãos dadas.

Eliana Silva

Às vezes, quando o caminho é o alívio da tal dor de cabeça, há a gestão do ego profissional que eleva este desconforto a uma enxaqueca. Gerir um ego no ambiente de trabalho é mais complicado do que organizar fórmulas de Excel (para mim que sou um nabo no Excel). Um profissional mal resolvido ofusca toda a sua competência. O know-how e a técnica em destaque tornam-se completamente secundárias quando não conseguimos gerir a nossa forma de estar no seio de uma equipa.

Por muito que hoje em dia concebamos modelos de trabalho mais híbridos continuamos a acreditar que a responsabilidade e a meritocracia são as melhores formas para que cada pessoa perceba que o lugar tem e que poderá tem no meio de uma empresa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close