Ferramentas que marcam: A importância dos algoritmos

Antes de falar da importância dos algoritmos, é necessário saber do que se trata. De forma simples, podemos defini-los como um conjunto de regras
relax


Antes de falar da importância dos algoritmos, é necessário saber do que se trata. De forma simples, podemos defini-los como um conjunto de regras que têm como propósito final, solucionar problemas. Os algoritmos são usados por qualquer pessoa para resolver qualquer problema no seu dia-a-dia.
Num mundo onde tudo tende a ser cada vez mais digitalizado e automatizado, estes não podem ser ignorados. Nas redes sociais, os algoritmos selecionam o que vai, ou não, aparecer na timeline dos seguidores. Daí ser necessário conhecer os algoritmos de cada rede social, de modo a conseguir retirar o máximo do investimento realizado na divulgação que é feita nessas plataformas.


Algoritmos nas redes sociais

Os algoritmos nas redes sociais variam de acordo com cada plataforma. De seguida, vamos mostrar de forma sumária como cada Plataforma classifica os conteúdos e os utilizadores.

Para o sucesso de uma estratégia, é fundamental conhecer e compreender os algoritmos de cada plataforma: identificar a audiência e o que ela quer ver, de forma a se criar conteúdos de qualidade que não promovam excessivamente a marca.

Quanto mais os marketeiros compreenderem como funcionam os algoritmos no mundo digital, melhores serão as suas estratégias.

Importância dos algoritmos
Podemos apontar como principais benefícios dos algoritmos os seguintes: mediação, automação e evolução. A utilização de algoritmos tem a vantagem de exibir anúncios em banners que correspondem aos nossos interesses.


O mundo digital evoluiu bastante, é incrível o alcance e rapidez dos canais digitais. Já parou para pensar como é que perante tanta informação, acabamos por ser confrontados com aquilo que é do nosso interesse? Então, é mesmo por causa dos algoritmos, eles têm como objectivo entender o comportamento humano na internet, em especial, nas Redes Sociais.


Em outras palavras, os algoritmos são utilizados nas redes sociais para classificar o conteúdo no feed de um utilizador. Com tanto conteúdo disponível, é uma forma de as redes sociais darem prioridade ao conteúdo que pensam que um utilizador vai gostar, com base numa série de factores. Entre eles, destaca-se o objectivo dos algoritmos em entender, e prever, o comportamento humano, de forma a instrumentalizar essa componente para o Marketing digital. Eles fornecem conteúdo relevante aos utilizadores, de forma a que, por um lado, consigam optimizar o alcance do investimento realizado pelas marcas e, por outro, de forma a “agarrar” o utilizador à Rede Social, valorizando dessa forma ainda mais a Plataforma em uso. Genial, não é?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close