Cada cidadão, um meio

Custa a acreditar? A verdade é essa. Nos dias que correm, cada cidadão tem à sua disponibilidade um sem número de ferramentas que fazem
opinião

Custa a acreditar?

A verdade é essa. Nos dias que correm, cada cidadão tem à sua disponibilidade um sem número de ferramentas que fazem dele um possível criador de conteúdos. Começando pelos dispositivos tecnológicos, como é o caso dos smartphones, os tablets ou as máquinas digitais: é mais fácil conseguir produzir conteúdo porque os suportes são mais diversificados, mais baratos, mais adaptáveis, mais móveis e mais intuitivos.

Depois, as plataformas de divulgação ganharam uma abrangência tal, com o crescimento do mundo digital, que alterou os próprios paradigmas de comunicação: os jornais equipararam-se a media digitais que se desdobram hoje em blogues e/ou redes sociais – tumblr, facebook, linkedin – e/ou muitos outros suportes que permitem que os cidadãos possam criar, editar e publicar a sua informação.

Esta facilidade em criar provoca uma pluralidade de conteúdos que felizmente dá-nos mais informação para compreender o que se passa à nossa volta. Contudo, e porque nem tudo é um mar de rosas, veio banalizar o tratamento da informação levando a que quem a consome, acabe por o fazer de forma superficial.

Digitalmente, qualquer pessoa pode criar conteúdo e, mais importante que isso, consegue fazer com que essa comunicação chegue eficazmente a quem quer que seja, independentemente da plausibilidade e rigor da informação transmitida. Como consumimos a informação de forma muito mais fugaz e impermeável, acabamos por tomar como verdade coisas que não o são.

Aos meios credibilizados, e credíveis, fica o duplo desafio: por um lado, evitar deixar-se levar pela lógica de que criar conteúdo pode ser feito de forma displicente e por outro, marcar a sua posição, tentando reinventar-se através de uma maior procura de fontes e visões para a mesma história.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

en_USEnglish
Close