Como desbloquear a criatividade?

Como funciona o bloqueio criativo?Quase todos nós já passamos por um bloqueio criativo, quem ainda não passou por isso, certamente irá passar em alguma
creativity

Como funciona o bloqueio criativo?
Quase todos nós já passamos por um bloqueio criativo, quem ainda não passou por isso, certamente irá passar em alguma situação da sua vida. Aquele momento estressante, e até frustrante, em que esperamos desenvolver uma nova ideia, ou actividade, e damos por nós sem o conseguir, independentemente do número de tentativas.

As causas do bloqueio criativo são várias, por isso, um dos primeiros passos a dar para o desbloqueio é identificar as razões do bloqueio. Ao conhecer as causas, torna-se mais fácil saber o que fazer para permitir que as ideias voltem a fluir. O bloqueio pode durar dias, semanas, meses, ou mesmo anos, e pode afectar o trabalho, o desempenho e o bem estar de qualquer um.

As causas do bloqueio criativo
São diversas as causas para o bloqueia e diversas as formas para se desbloquear a criatividade. Mas podemos destacar as seguintes: Crise existencial; falta de material inspiracional; fluxo de trabalho monótono;problemas de vida não resolvidos; problemas familiares, problemas financeiros, entre outros.

Como desbloquear a criatividade?
É verdade que o desbloqueio criativo por vezes é inevitável, mas saiba que algumas actividades e hábitos ajudam a desbloquear. Nesse sentido, apresentamos uma lista de soluções práticas que cada um pode promover no seu dia a dia:

· Viajar para outros lugares e procurar inspiração fora da zona de conforto;
· Realizar actividades físicas;
· Ter momentos de pausa;
· Conectar-se a pessoas criativas;
· Manter um diário de rabiscos na sua secretária;
· Identificar o seu horário de ouro (uma hora em que tenha mais facilidade em se concentrar);
· Divertir-se e assistir conteúdos engraçados.

Sobre o bloqueio da criatividade, mais do que conhecer as suas causas, é importante saber lidar com ele e, posteriormente, identificar um método que o permita ultrapassar. Para tal, compreender a natureza do problema ajuda muito nesse mesmo processo.
Lembre-se: a criatividade, pela sua própria natureza, flui fora de padrōes. O bloqueio é normal, sempre que notar que está a passar por esta experiência, não se apavore, fique calmo e procure por soluções.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close