Access Bank leva tecnologia Contactless a Moçambique

O Access Bank é o primeiro banco moçambicano a adoptar a tecnologia Contactless nos seus cartões, assim como nos POS. Na prática, esta tecnologia
Access Bank

O Access Bank é o primeiro banco moçambicano a adoptar a tecnologia Contactless nos seus cartões, assim como nos POS.

Na prática, esta tecnologia permite que os clientes efectuem pagamentos de baixo valor, aproximando o cartão de débito, crédito ou pré-pago a um terminal de pagamento adaptado para efectuar a transação. O cliente apenas necessita de inserir o seu PIN quando os valores são mais elevados.

A solução de pagamento já existe em alguns estabelecimentos comerciais em Moçambique, mas o seu alcance estendeu-se agora a todo o território moçambicano.

De acordo com o comunicado de imprensa disponibilizado pela marca, Marco Abalroado, Administrador Delegado do Access Bank, enumera as mais-valias da tecnologia, especialmente no que concerne à segurança: “Os cartões com Contactless permitem fazer pagamentos sem que o cartão saia da mão do titular, conferindo maior segurança e maior proteção às tentativas de fraude”. Por seu turno, Raimundo Matuassa, Administrador Executivo da SIMO Rede, parabenizou o banco “pela ambição de introduzir no mercado moçambicano um produto inovador e que garante ainda mais segurança e conforto nas transações ao sistema financeiro nacional”.

Os clientes com cartão Visa Contactless poderão utilizá-lo em Moçambique, ou no estrangeiro, desde que os pontos estejam devidamente assinalados. Para efectuar um pagamento através dos cartões contactless o vendedor é obrigado a colocar o valor da transação no POS e de confirmar, antes, com o seu cliente, de forma a conferir transparência à operação.

Quais as reais vantagens desta tecnologia?


Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia que protegem as informações. É uma técnica mundialmente utilizada, com diversas camadas de segurança para comunicação de dados.


Com essa tecnologia sem contacto, o cliente pode manter o seu cartão sempre na sua posse – não é preciso dar o cartão para o lojista, por exemplo, dificultando a cópia de dados do cartão.
Além disso, numa altura em que há cuidados com a transmissão de objectos, é uma vantagem não ter que entregar o seu cartão.


Ao aproximar o seu cartão do POS, o cliente controla seu cartão e, inerentemente, as suas contas. Dessa forma, o cliente não precisa compartilhar nenhum dado com terceiros, para concluir a transação.


É importante ressalvar que os termos NFC (Near Field Communication, comunicação por campo de proximidade, em português) e Contactless (sem contacto), têm vindo a tornar-se cada vez mais comuns na hora de realizar pagamentos – tanto em estabelecimentos físicos como em lojas online.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close