Access Bank e a receita de uma comunicação com impacto

O Access Bank entrou no mercado moçambicano no último trimestre de 2020 com a promessa de contribuir para o crescimento exponencial do país nas
Kátia Issufo

O Access Bank entrou no mercado moçambicano no último trimestre de 2020 com a promessa de contribuir para o crescimento exponencial do país nas próximas décadas e de criar bases financeiras sustentáveis que melhorem a vida dos moçambicanos.

Agora, quase três anos depois, conversamos com Kátia Denise Issufo, Deputy Manager de Comunicação Corporativa do Access Bank Mozambique, que nos explica em três momentos como é que o banco fortaleceu a sua relação com o seu público.

Quais é que foram os principais desafios de comunicação e de marca que o Access Bank encontrou quando entrou para o mercado moçambicano?

Um dos principais desafios de comunicação foi posicionar o Access Bank como uma marca de confiança, segura e com futuro. Em 2020 éramos o 18º Banco no mercado no qual os clientes já se encontravam fidelizados aos bancos existentes e a nossa intenção era marcar pela diferença.

Pretendíamos ser reconhecidos como um banco moderno, tecnologicamente capacitado e funcional, com produtos e serviços de qualidade, focado nas necessidades dos moçambicanos e uma alternativa credível aos bancos já instalados.

Kátia Denise Issufo, Deputy Manager de Comunicação Corporativa do Access Bank Mozambique

Outro desafio encontrado foi ao nível das cores cromáticas. O manual de normas prevê cores como o verde, laranja e o azul que remetiam para bancos concorrentes.

Estando o Access Bank em vários países africanos, como é que comunicam de forma uniforme?

Foram vários os exercícios para que a comunicação se distinguisse das demais marcas existentes no mercado de modo a que o Banco ganhasse a sua própria identidade. Com uma boa conjugação dos elementos da marca, demos a volta a este desafio e hoje temos uma imagem apelativa, moderna, bem definida e reconhecida no mercado moçambicano.

Os elementos que compõem a marca Access estão muito bem definidos o que permite que mantenhamos a marca uniforme em todos os países onde operamos.

Kátia Denise Issufo, Deputy Manager de Comunicação Corporativa do Access Bank Mozambique

Entretanto, existe sempre a necessidade de localizar a comunicação para melhor percepção do mercado onde estamos presentes, sendo que o Grupo Access incentiva as suas subsidiárias ao uso de elementos locais nas suas campanhas de modo a obter-se melhores resultados.

De que forma é que definiram os pilares de comunicação? A que necessidades é que quiseram responder?

Depois de uma análise pormenorizada a outras marcas do ramo financeiro, análise do mercado moçambicano e da definição exacta do objectivo a alcançar nos próximos anos, foram definidos os pilares para a comunicação do Access Bank Mozambique.

Os mesmos irão ajudar-nos a cumprir com a promessa de sermos mais que um banco para todos os moçambicanos e de sermos o banco Africano mais respeitado do mundo.

Kátia Denise Issufo, Deputy Manager de Comunicação Corporativa do Access Bank Mozambique
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close