A relação entre marcas e influencers

Todas as marcas precisam de uma forte presença nas redes sociais e, os influencers, podem ser os aliados certos para o sucesso das estratégias
2m

Todas as marcas precisam de uma forte presença nas redes sociais e, os influencers, podem ser os aliados certos para o sucesso das estratégias das marcas nos canais digitais.

Com a ajuda de influencers, as marcas podem incrementar a sua credibilidade, junto do seu público-alvo, pois este é confrontado com o impacto que a empresa tem, na “vida real”, através das suas redes sociais. O marketing contribui, de forma significativa, para o aumento do conhecimento da marca, o que por sua vez pode impulsionar as vendas e as receitas a longo prazo. Nos dias que correm, investir em influencers para divulgar uma marca, representa um aumento do reconhecimento da dita e, preferencialmente, impulsiona conversões.

Em conversa com a marketeer e influencer Luana Jane, foram apontados os seguintes benefícios de se trabalhar com influencers:

·  Brand awareness

·  Acessibilidade, rapidez, e eficiência, assim como, um alcance maior;

·  Reforço da confiança que, consequentemente, aumenta a possibilidade de converter a audiência que realmente está  interessada num determinado tópico;

·  Aumento de seguidores, aumento do tráfego nas páginas das marcas e, consequentemente, o crescimento do engajamento nas páginas.

Que cuidados devo ter na escolha de um influencer para a minha marca?

Para o lançamento de marcas, a parceria com um/a influencer é uma excelente estratégia para atingir o público-alvo. É importante que as marcas façam as suas pesquisas e, nesse sentido, encontrem/identifiquem um/a influencer com seguidores que estejam em linha com as características do seu público alvo.

Tal como em qualquer outra campanha de marketing, no de influência é preciso muita cautela, pois as iniciativas com influencers têm um grande impacto sobre os seus seguidores. Derivado do trabalho desenvolvido, @s influencers associam o branding da empresa à imagem d@ influencer, sendo essencial perceber, de antemão, se tal é uma associação benéfica.

De acordo com Luana Jane, as marcas, antes de mais, têm de ter uma visão clara do tipo de qualidade que elas querem entregar. Para tal, é essencial perceber como @ influencer se apresenta nos social media, qual é a qualidade do seu trabalho e, não menos importante, qual é o seu público.

Por sua vez, @s influencers devem ter, segundo Luana,  uma identidade, pois esse factor irá determinar quais os nichos que serão impactados pelo seu trabalho e, consequentemente, quais as marcas que @s irão procurar. “Ter uma presença online, qualquer um pode ter, agora conseguir monetizar, para teres marcas a apostar em ti, tens que ter um posicionamento muito profissional.”

“@ influencer deve ter cuidado com o que partilha e fala, deve possuir muita responsabilidade. Evitar ao máximo envolver-se em polémicas pois, as marcas,  tendem a distanciar-se de  figuras polémicas, uma vez que não querem a reputação da marca associada a esse tipo de situações.”

Luana Jane

É importante ter em conta, sempre, que o número de  seguidores de um/a influencer não determina o sucesso da estratégia mas, acima de tudo, tem potencial para impulsionar a visibilidade da mesma. Por outro lado, um/a influencer com menor número de seguidores, poderá potenciar um maior engajamento, pois poderá ter seguidores interessados no conteúdo por si partilhado. Como se pode ver, é importante ter em conta todos estes factores antes de se tomar uma conclusão…

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close