A minha língua é a que tu entenderes.

Ou assim devia ser.  As marcas, as instituições ou até por vezes os programas que se desenvolvem em determinados países tomam como premissa a
opinião

Ou assim devia ser. 

As marcas, as instituições ou até por vezes os programas que se desenvolvem em determinados países tomam como premissa a língua oficial, ignorando todas as componentes que formam UMA língua – a cultura, as gírias, os ritmos e até a influência dos países vizinhos. 

Um problema que surge quando estes agentes, tenham eles a forma que tiverem, se desenvolvem sem pensar a língua enquanto um todo, representando esse o evidente fracasso da comunicação. Falemos em projectos: cada projecto tem o seu DNA, o seu ciclo de vida e os seus milestones, a curto ou a longo prazo e, muitas vezes, esses itens ganham prioridade face à linguagem do espaço onde se vai inserir. 

Se eu é que estou a desenvolver, como é que não sou eu que adapto a minha linguagem? O DNA, o ciclo e os milestones continuam a ser meus e cruciais para o objectivo da minha iniciativa mas, se eu não falar a língua dos que me ouvem, de que me serve?

E são eles que vão definir a forma como é que eu vou comunicar com eles, e não eu. O conteúdo é meu, já que cada projecto sabe a mensagem que quer passar. Agora, será que sabe a melhor forma de o fazer? 

É importante não só que se compreenda a língua dos nossos ouvintes mas principalmente que se domine a sua história. Tomemos como exemplo, Moçambique. Já se aperceberam que no sul do país o ‘changana’ tem muitas semelhanças com o ‘zulu’ da vizinha África do Sul e até com o inglês. Quantas pessoas na província de Maputo tomam esta língua como a sua língua materna? 

Quem decide a forma como eu falo é o meu ouvinte e não eu, ou então o mais provável é que eu fique a falar sozinha. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close