A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana apresenta a Colecção Crescente 2022

Desde 2011 que a Associação para o Desenvolvimento Cultural ou, simplesmente, Kulungwana tem vindo a desenvolver a exposição colectiva “Colecção Crescente”. Esta é, sem
hollard

Desde 2011 que a Associação para o Desenvolvimento Cultural ou, simplesmente, Kulungwana tem vindo a desenvolver a exposição colectiva “Colecção Crescente”. Esta é, sem dúvida, um marco na vida cultural de Moçambique, tornando-se desta feita, um dos grandes momentos do calendário artístico e a maior vitrina de criatividade artística nacional.

Prova disso é o elevado número de artistas que tem participado nesta exposição, sendo que, para a edição 2022, a “Colecção Crescente” conta com a presença de 135 artistas, com 301 obras. Os participantes vão desde artistas autodidactas, jovens estudantes de artes, de diferentes instituições de ensino, a nomes da montra nacional, no que concerne a artes plásticas.

A premiação dos três melhores trabalhos será feita por uma equipa de júris, especialistas na área. Com o prémio “Melhor Futuro”, atribuído desde 2020 pela Hollard Seguros Moçambique, veio-se a verificar um dinamismo acrescido ao evento.

Os premiados nesta edição terão a oportunidade de participar numa oficina artística durante 5 dias, na vizinha África do Sul, com o intuito de aprender novas técnicas artísticas. O tema escolhido para esta exposição foram os “Jogos Tradicionais e Populares”, em Moçambique, que variam de região para região.

Com este tema, pretende-se reforçar a prática destes jogos, perante o cenário que se tem assistido nos últimos tempos, de um sucessivo desaparecimento de praticantes destas modalidades, sobretudo ao nível urbano. É importante referir que estes jogos, assim como alguns brinquedos associados, são muitas vezes construídos pelas próprias crianças, recorrendo estas a materiais de fácil acesso, para o seu fabrico (como é o caso do barro, paus, arame, entre outros).

A exposição colectiva, realizada por iniciativa da Kulungwana, tem a curadoria de Mieke Oldenburg, que já tem experiências passadas a trabalhar neste evento, e conta com o apoio da Hollard Seguros Moçambique e, também, com o apoio da Embaixada da Noruega.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close