O Ministerio da Indústria e Comércio, através da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações, IP (APIEX, IP), anunciaram a organizacao da 57ª edição da Feira Internacional de Maputo- FACIM 2022, que decorrerá de 29 de Agosto a 4 de Setembro, na capital moçambicana.
Esta edição acontecerá no formato tradicional, isto é, de foma presencial, de forma a concretizar de forma mais efectiva o seu grande objectivo: expor as potencialidades para produção e exportação de Moçambique e promover oportunidades de negócios e de investimento nos diversos segmentos.
A Feira Internacional de Maputo, para além de promover negócios e investimentos, permite a participação de vários empresarios naconais bem como estrangeiros a todos os níveis. A edição de 2022 levará em consideração a abertura gradual da economia nacional e mundial, face à situação da pandemia da Covid-19, o que faz com que prevaleça o modelo híbrido (presencial e virtual).
Por seu turno, o Director Geral da APIEX, IP, Gil Bires, destacou que: “Esta edição traz componentes de inovação não só a nível do formato do evento (pavilhões temáticos) como também no domínio de facilitação de negócios, com destaque para serviços de assistência aos investidores, nomeadamente, registo de marcas e patentes, licenciamento simplificado, certificação de qualidade, registo de propostas de projectos de investimento, acesso a mercados entre outras”
Para a presente edição os destaques vão para algumas inovações como os casos do Pavilhão de Exposição de Serviços Financeiros e Seguros , Feira de Emprego, de Empreendedorismo, de Inovação Tecnológica e outras iniciativas juvenis e por fim Pavilhão de Exportadores.
A edição FACIM 2022 proporcionará um intercâmbio de cooperação entre os participantes o que também inclui exposições, sessões de promoção de bolsas de contacto, seminários bem como a realização de diversas actividades.