20 anos depois e a Vodacom leva 5G a Moçambique

A Vodacom lançou recentemente no mercado nacional uma tecnologia que irá dar um novo sentido aos seus clientes e navegadores, num evento que decorreu
Vodacom

A Vodacom lançou recentemente no mercado nacional uma tecnologia que irá dar um novo sentido aos seus clientes e navegadores, num evento que decorreu na capital moçambicana, Maputo. Ao mesmo tempo em que a operadora de telefonia móvel assinala 20 anos de operações em Moçambique.

Nesta primeira fase, apenas os clientes com telefones Huawei, Xiaomi e iPhone, que suportam o 5G, poderão aceder aos benefícios desta Tecnologia. Com um dispositivo compatível, o cliente deve ter a última versão do sistema operacional actualizada, ter a opção 5G activa nas definições de rede e estar dentro de uma área de cobertura 5G. Actualmente, a Tecnologia está a ser testada em mais dispositivos, como Samsung, e espera-se que brevemente esteja disponível.

A Rede 5G é, na verdade, parte da estratégia da Vodacom que visa, dentre várias, a contínua expansão da cobertura de rede para novas zonas rurais, promover melhor disponibilidade da rede e fibra, prover Tecnologia de ponta, bem como transformar a arquitectura da rede da Vodacom seguindo a estratégia adoptada pela Vodafone (Tech 2025).

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Vodacom Moçambique, Nuno Quelhas, destacou “O lançamento do 5G é um marco histórico para a Vodacom Moçambique, porque, para além de sermos a primeira operadora a inaugurar esta Tecnologia no país, a partir daqui, temos a possibilidade de elevar as potencialidades da rede actual 4G, levando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos. O 5G vai aumentar as oportunidades de criação de valor, devido à sua capacidade de fornecer uma cobertura de rede mais ampla, conexões de rede confiáveis e transferência de dados mais rápidos. E em combinação com outras tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), IoT e impressão 3D, vai impulsionar projectos de inovação e fornecimento de soluções revolucionárias para os negócios. O aumento do número de telefones conectados por área possibilitará a ampliação da tendência mundial da ‘Internet das Coisas’, que a Vodacom já tem implementada, aumentando as oportunidades de cada vez mais espaços inteligentes e conectados, como residências, ruas, hospitais, comércio e indústrias”

Por seu turno, Mateus Magala, Ministro dos Transportes e Comunicações, “O Sector dos Transportes e Comunicações definiu a conectividade como uma das cinco prioridades da actual governação do Sector. O lançamento da Tecnologia 5G da Vodacom materializa a nossa visão plasmada no Programa Quinquenal do Governo que preconiza a introdução desta tecnologia em todas as capitais provinciais até 2024”.

De salientar que, a Vodacom Moçambique contém antenas 5G, nos seguintes pontos: sede da Vodacom, Presidência da República, Hotel Radisson Blue, Língamo e Aeroporto Internacional de Maputo. Para além da capital do país, o 5G tem cobertura na cidade da Matola; na zona central da cidade de Nampula; na baixa da cidade de Nacala; nos bairros Munhava, Maquinino e Chipanga, na cidade da Beira; assim como na cidade de Tete.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Publicidade

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

pt_PTPortuguese
Close